Talk about: Por quê colecionar? | Por Luis Zerbinati

26.7.15




Os dias de hoje são promissores para o público consumidor de conteúdo e produtos do universo pop/nerd, somos inundados diariamente com novidades e informações sobre os filmes, seriados, games, HQs e tudo o que está relacionado a este universo, mas o que realmente se destaca pelo número de interessados e pelos valores que movimenta no mercado e nos nossos bolsos, são os produtos colecionáveis que vão desde bonés, camisetas, acessórios até os incríveis "action figures" (ou para os pouco familiarizados, apenas bonecos).
Dentro desse cenário de infinitos produtos lançados no mercado, surge uma pergunta no mínimo intrigante: Por quê colecionar?
Pode até parecer uma pergunta óbvia, mas não é tão simples assim. Não, realmente não quero entrar no contexto filosófico das razões de cada ser humano e suas motivações, quero apenas mostrar minha visão de colecionador sobre esta emocionante atividade que é colecionar.
Sou um colecionador desde que me entendo por gente, também acho que já colecionei de tudo um pouco, mas nada me satisfaz mais que colecionar action figures e minhas coleções são em geral de personagens de filmes e desenhos animados.


No começo, eram apenas brinquedos, bonecos articulados que faziam parte de todas as minhas brincadeiras, porque é muito legal poder representar o seu herói favorito, soltando a criatividade e repetindo os mesmos movimentos que assistia nos filmes ou desenhos. Meu fascínio por uma réplica de um personagem em tamanho reduzido e a possibilidade de poder brincar com ele era uma forma de me sentir dentro das histórias que eu gostava. Buscando lá no fundo da minha alma, estou seguro para concluir que tudo o que me motiva em colecionar é nada mais que puro encantamento por histórias e seus personagens.
Depois de algum tempo, as brincadeiras terminaram e iniciou-se uma outra fase que eu cuidava dos personagens com atenção, sentia satisfação por gastar horas na organização da estante e o que era brincadeira se transformou em hobby e nesse momento a minha verdadeira coleção começou a ser formada.
Não sei se isso é bom ou ruim, mas minha vida nunca mais foi a mesma e nunca mais parei de colecionar.


Colecionar não é somente o ato de comprar itens para exibir a todos numa estante bonita, mas acima de tudo um passatempo, um lazer, que une as pessoas pelo interesse comum e pela necessidade de compartilhar sentimentos e de formar novas e verdadeiras amizades. =D
União é a palavra chave e quando existe uma reunião de colecionadores, temos a oportunidade de conversar, aprender, conhecer as novidades, encontrar itens raros, realizar trocas, compras e vendas, ampliando a coleção de uma forma saudável. Caso você leitor seja um colecionador e nunca participou de encontros de colecionadores, na minha opinião jamais entenderá o real sentido do que é colecionar e sugiro que remedie essa questão o quanto antes, procurando eventos e participando e finalmente você encontrará a oportunidade de se divertir ainda mais com suas coleções e seus futuros novos amigos colecionadores.


Entrando no campo das dificuldades, a minha maior frustação como um colecionador talvez seja a completa falta de percepção e compreensão que os não-colecionadores tem sobre o que é uma coleção e o que representa na vida do colecionador. Já fui inúmeras vezes questionado por gastar dinheiro comprando “porcarias” e até mesmo chamado de louco. Por isso, amigos leitores, minhas experiências em colecionar mostraram que buscar se relacionar com outros colecionadores, aumenta nosso poder de se divertir colecionando.



Como palavra de incentivo, divertam-se colecionando, uma atividade que elimina o estresse, amplia amizades e acima de tudo traz grande satisfação pessoal. O prazer de completar uma coleção ou de encontrar um item que há muito era buscado, recompensam cada minuto dedicado a sua coleção. Ignorem os “haters” ou criticos por ocasião, mas lembre-se de tratar o colecionismo como um hobby e não como a razão do seu viver. 


A hora é agora, movimente-se e revitalize sua coleção se ela estiver parada ou comece a colecionar se nunca fez isso antes, depois aproveite os benefícios dessa atividade fascinante.
Deixo aqui as imagens de partes do meu acervo pessoal para servir de inspiração! Bora colecionar?







Escrito por: Luis Zerbinati
38 anos, Engenheiro elétrico atuando na indústria de tecnologia há mais de 15 anos, aficionado por inovação e novidades tecnológicas. Um nerd fanático por Star Wars, tudo que é relacionado a cultura pop, colecionador nato de filmes e séries em DVD e Blu-ray e especialmente action figures. Não saberia viver sem internet e suas informações e facilidades.



Acompanhe o blog também nas redes sociais. Facebook | Instagram | Twitter | Pinterest




Gostou?Compartilhe:
  1. Engraçado, sempre fiz esse tipo de pergunta.. Eu coleciono várias coisas, e quando paro para raciocinar percebo a inutilidade da coleção, mas quando paro para avaliar como me sinto colecionando aquilo, percebo que não foi dinheiro jogado fora.
    Estranho né? Coleciono borrachas, o que eu vou fazer com tanta borracha? NADA, porque nem uso hahahahahaha, mas quando lembro da minha infância, as brincadeiras que tinha em sala de aula, me motiva a continuar comprando borrachinhas

    Mesma coisa com toys.. Poxa, chegar em casa depois do trabalho, mesmo sem ter tempo para mais nada, olhar sua estante e olhar o que te faz bem não tem preço =D
    Adorei o texto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem preço mesmo Clay! Colecionar é viver <3

      Excluir
  2. Que coleções incríveis *-* quero!
    Colecionar é muito legal, não deixa de ser um propósito divertido, né?
    Eu tenho algumas coleções mas nada que eu leve tão a fundo (ainda).

    Um beijo,
    Re

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito massa a coleção do Luis né Re?
      Com certeza é um propósito divertido e uma terapia e tanto! HEHEHE
      Beijocas <3

      Excluir
  3. Eu estou BABANDO pelas coleções das fotos. Principalmente a estante! Incrível ♥

    www.expressopradois.com

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho mania de colecionar coisas e assim como você não sei se é bom ou ruim, mas me divirto. Coleciono dvds, livros e actions figures também e já ouvi tudo isso. Que sou louca por gastar dinheiro atoa, por ter tantos livros e comprar dvds já que tem filmes e animes de graça na internet. Acho que além de querer mostrar uma estante bonita eu também gosto de me aproximar de outras pessoas que também curtem a mesma coisa. :D

    Ah, e sua coleção é muito bonita! A minha está engatinhando ainda perto da sua, haha.

    Beijos!
    http://www.prateleiracolorida.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a partir do momento que colecionar te faz bem e feliz jamais você vai estar gastando o SEU DINHEIRO a toa né Bea? Também acho bem bacana essa aproximação com as pessoas que colecionam como nós <3
      A coleção do Luis é incrivel né? Logo a sua fica enorme também \o/
      Obrigada pela visita, até mais :*

      Excluir
  5. Eae Luis!
    Então, a coisa que mais me impede de entrar de cabeça nessa vaibe de colecionador é o preço dos objetos. Não sou muito fã de figuras de ação, mas enho uma pequena coleção de HQs e de Filmes que embora sejam meio inuteis, ainda assim são os meus xodos!!!
    abraço LP
    quatroselos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Uau! *.* nunca colecionei nada assim, quando mais nova colecionava adesivos e folhas de carta mas com o tempo parei e acabei usando a coleção i.i me arrependo pq haviam coisas ali que nunca mais vou achar mas, hoje é diferente, tenho alguns itens que não saberia colocar preço, talvez realmente pro essa sensação de olhar e aquilo lhe fazer bem, lhe trazer boas energias =) ah sempre haverão aqueles que não entende, mas acho super válido gastar com algo que lhe faz bem, afinal se não podemos fazer isso vamos aproveitar como? Cada um sabe o que lhe faz bem e essa sua coleção é maravilhosa, está de parabéns! abraços!

    Metamorphya•••

    ResponderExcluir
  7. Ótimo texto e linda coleção!
    Colecionar é algo tão bom. No meu caso eu coleciono livros e é tão bom quanto um livro que eu queria tanto chega aqui em casa. Abrir a embalagem, folhear o livro, sentir o cheiro dele, ler ele, para então coloca-lo na estante junto com outros livros para sempre poder ficar admirando eles... Não tem preço esses pequenos momentos prazerosos.

    www.epilogoembranco.com.br

    ResponderExcluir
  8. Hello :)

    Cara eu nunca colecionei nada e por motivos de: Não há dinheiro. Ok, eu tbm nunca achei algo para colecionar... Talvez livros, mas eu ando comprando mais do q consigo ler, pq sou fissurada por capas, e isso está me dando nervoso pq eu qro ler os benditos! Mas estou, com muito esforço, tentando começar uma coleção de itens de Star Wars... Imagine como babei na sua coleção! Adorei sua postagem, muito incentivadora!

    Beijinhos e que a Força esteja com você!
    www.uncreativeplace.com.br

    ResponderExcluir
  9. Muito bom o texto, expressou muito bem nas palavras e me identifiquei totalmente, e é ma bela coleção também. As vezes me pego me julgando com pensamento de "nossa, olha tudo o que já gastei com essas coisas, se um dia me der na telha ou eu precisar vender, vou tirar um grana". Mas não dá, muita coisa eu não conseguiria me desfazer. Todo o ato de ir atrás, procurar, a satisfação de ter nas mãos. Quando eu era pequena eu gostava de muitos personagens de jogos desconhecidos, bonecos que eu não tinha nenhum acesso na época (mal tenho agora na verdade) e sei que eu teria uma infância 100% realizada se tivesse tipo esses brinquedos para brincar. Já frequentei encontros de Monster High e tenho muita nostalgia daquela época. Minha família não vê muito problema, meus irmãos também tem colecionaveis e nunca ouvi de gastar com porcarias (a unica coisa que meus pais usam esse termo é fast food kkkkk), até minha irmã mais velha que é a mais séria e mas julgadora pára para dar olhadas toda vez que entra no meu quarto e vê algo diferente.

    Bites!
    Tary Belmont

    ResponderExcluir
  10. Que coleções incríveis *-*
    E gostei muito do texto e das reflexões também! Eu nunca tive nenhuma coleção e não sei se "sirvo" para ser uma colecionadora, mas eu acho bem bacana. Principalmente porque sempre tem uma história por trás de cada coleção :)
    Acho que o mais perto que chego de coleção é com os meus livros, mas ainda assim é bem pequenininha. Mas tenho vontade de ir ampliando com o passar dos anos.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :D

Tamy Batista | Paulista, 25 invernos, tecnóloga em gestão de TI, a louca do café quente e dias frios misturados com música boa e histórias melhores ainda. Apaixonada por cultura pop, fotografia expressiva e tudo que remeta ao passado. (+)





F A C E B O O K

I N S T A G R A M

A S S U N T O S


M A I S . L I D O S

T W I T T E R

G O O G L E +

P A R T I C I P O

Blogueiros Geeks

V E M